Construção civil e Prefeitura discutiram desburocratização do setor em 2021
O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), em parceria com a Prefeitura de Teresina (PMT), discutiu a necessidade de dar celeridade aos processos envolvendo o setor da construção civil. Diante disso, como uma das estratégias pensadas para dar fluxo às demandas e destravar toda cadeia produtiva que depende de licenciamentos, no dia 9 de março de 2021, foi realizado o workshop virtual “Reengenharia de processos municipais na construção civil”.
Esta foi uma importante oportunidade para aprender. O workshop foi gratuito e aberto ao público. O primeiro dia trouxe a temática “Reengenharia de processos municipais na construção civil”, apresentado pela Águeda Muniz, arquiteta e ex-secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza/CE. O encontro contou com a presença do Carlos Henrique, vice-Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e mais duas palestras: “Implantação de processos inovadores em Salvador/BA” e “Objetivos estratégicos para a PMT 2020-2024”. Ao final, foi elaborado o plano de ação para que foi apresentado à Prefeitura, de modo a contribuir com a desburocratização dos processos envolvidos.
Para o presidente do Sinduscon Teresina, Francisco Reinaldo, o evento foi proveitoso. Ele destacou que o objetivo é discutir as melhorias de processos e licenciamentos na capital, com o intuito de dar celeridade à cadeia produtiva. “O workshop contou com painéis muito importantes e enriquecedores para a discussão, com a presença de pessoas de fora como a Águeda Muniz, ex-secretária de Urbanismo de Fortaleza. Ela implementou melhorias em Fortaleza e vai trazer a sua experiência para nós aqui em Teresina’, reforça o gestor.