Em 2021, Sinduscon promoveu o Workshop sobre “Incorporação Imobiliária”

O evento teve por objetivo discutir os aspectos extrajudiciais da Incorporação no Estado

No mês de outubro de 2021, aconteceu o Workshop Aspectos Extrajudiciais da Incorporação Imobiliária, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina). Diante da crescente necessidade de aprender sobre os processos envolvendo os cartórios e demais órgãos, o Sindicato visualizou a realização do evento como uma imprescindível ferramenta para avançar em termos técnicos e operacionais. O Workshop ocorreu de forma híbrida.

A Incorporação Imobiliária é um dos principais temas ligados ao setor construtivo, onde se busca, por exemplo, alertar sobre a importância de realizar o registro imobiliário e, principalmente, estimular a compreensão sobre os aspectos intrínsecos a esse processo recorrente no dia a dia desses profissionais.  Frente a essa demanda, o presidente do Sinduscon Teresina, Guilherme Fortes, explicou que o evento se materializou para ampliar a discussão sobre o tema, capacitando ainda mais os profissionais atuantes na atividade de incorporação imobiliária. “Juntamos todas as demandas relacionadas ao registro de incorporação para construir o evento”, expressa o gestor.

O Workshop se estruturou com o objetivo de auxiliar os profissionais da construção na compreensão dos aspectos relacionados às medidas legais e extrajudiciais ligadas à Incorporação Imobiliária. Quem também apoiou a iniciativa foi o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI). O presidente do Conselho, Pedro Nogueira Lima, complementou que o evento é enriquecedor para todo o setor. “Uma oportunidade ímpar para todos nós que trabalhamos na área. Aprender sobre esses processos é fundamental, por isso estamos apoiando o Sinduscon nesse essencial serviço de proporcionar conhecimento à população”, destaca Pedro.

Na sua programação, o Workshop contou com oficinas importantes para o segmento. A primeira sobre Noções Jurídicas, tendo como ministrante o advogado Natan Pinheiro. Além disso, a discussão sobre Incorporação Imobiliária foi dividida em duas partes: o primeiro momento refletindo sobre “Requisitos, Formação do Processo e Análise Cartorária” e logo após abordando o tema “Caso Prático, Desenvolvimento de Chec list”.

O Workshop também contou com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), da COOPERCON-PI, da Faculdade de Tecnologia do Piauí (FATEPI) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).