Mercado de capitais garante oportunidades de crescimento para setor construtivo

Sinduscon Teresina reafirma expansão da área e inicia discussões sobre o tema para incentivar construtores

O mercado de capitais é uma área do segmento financeiro e funciona como o elo entre investidores e empresas que buscam recursos para seus negócios. Em outras palavras, é uma conexão que visa garantir oportunidades para inovar e expandir a possibilidade de produção. O ramo construtivo do Piauí tem estado atento às novas possibilidades desse crescimento, buscando a captação de recursos e avançando coordenadamente no mercado de capitais.

Importante observar que o mercado de capitais tem alcançado mais destaque com o passar do tempo, principalmente em função do aumento de investidores brasileiros na Bolsa de Valores. Dados mostram que no primeiro semestre de 2021 o total de investidores na linha pessoa física na bolsa de valores brasileiras (B3) aumentou 43% no comparativo do mesmo período em 2020. O cenário progressivo faz com que o setor construtivo também direcione sua atuação para esse ramo.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, ressalta que o segmento tem investido em uma série de conversas, palestras e diálogos com os associados sobre como usar eficientemente o Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), que são títulos de renda fixa. “Sem dúvidas, essa é uma porta que se abre para diversas construtoras e aumenta as opções de movimentação no mercado para empreender e construir. São novos negócios e novas oportunidades que vêm somar à nossa rotina”, pontua.

Dessa forma, o Sinduscon tem articulado encontros que propiciem oportunidades para que o Piauí entre cada vez mais neste mercado. Marco Aurélio Gomes, sócio Antuerpia Capital, esteve recentemente em Teresina para conversar sobre o tema. “Pouco a pouco o mercado de capitais vai migrando para a região Nordeste, principalmente pela criatividade e capacidade do empreendedor nordestino. Hoje, quando olhamos para o mercado de capitais ele já é muito classificado e mais apto a analisar o incorporador do Nordeste. Portanto, nosso trabalho é de estruturar, preparar e qualificar esses incorporadores para acessá-lo”, afirma.