Práticas sustentáveis incluem descarte correto de resíduos da construção civil
Sinduscon Teresina orienta constantemente sobre a destinação adequada de resíduos construtivos
A construção civil é importante para a geração de empregos, renda, sociabilidade e bem-estar. É sabido que os resíduos sólidos deste segmento estão presentes em obras de todo o país e, exatamente por isso, as ações construtivas também devem estar alinhadas à sustentabilidade e prevenção do meio ambiente. Em Teresina, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) faz constantes alertas para que os profissionais do segmento deem a destinação adequada a esses materiais para, assim, contribuir efetivamente com as boas práticas do setor.
Guilherme Fortes, presidente do Sinduscon Teresina, destaca que a "as construtoras são responsáveis por fazer planos de gerenciamento de resíduos nas suas obras, diminuir a geração de entulho, evitar o desperdício de materiais, reutilizar, reciclar o máximo possível e, quando for necessário, descartar da forma correta e dentro dos padrões previstos na Legislação", pontua.
Cada cidade tem o seu próprio Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, onde ele apresenta as áreas para descarte adequado dos resíduos, indica os trâmites para licenciamento das áreas que irão receber esse tipo de material, faz campanhas de incentivo à reciclagem e sobre a redução na produção de entulhos e lixo vindos da construção civil. Tijolos, massas e outras sobras são exemplos de resíduos da construção.
Além disso, as transportadoras e empresas de caçamba também tem a responsabilidade de destinar os resíduos aos locais corretos, sendo para a reciclagem ou aterros de lixo. Atualmente, Teresina tem duas opções de aterros desse tipo, de propriedade da Associação das Empresas de Transporte e Reciclagem (AEMTRETHE). Um deles está localizado na Avenida Deputado Milton Brandão, no Bairro Catarina, zona sul, e outro está localizado na Avenida Doutor Josué de Moura Santos, na zona rural Norte.
Importante destacar que os Pontos de Recebimento de Resíduos (PRR's) disponibilizados pela gestão municipal em locais estratégicos da cidade é de uso da população e permite até 1 metro cúbico de material por pessoa (o equivalente a uma carroceria pequena). Portanto, os materiais de construção em grande quantidade devem ser destinados aos dois aterros específicos.