Venda de imóveis novos cresce 9,2% em 2022
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) registraram um crescimento na venda de imóveis de quase 10% no Brasil, aproximadamente 150 mil unidades a mais vendidas.
Os imóveis de médio e alto padrão impulsionaram o resultado, tendo elevado as vendas em 67,8% no ano, um total de 46,9 mil unidades. Por outro lado, os dados revelam que a comercialização de unidades econômicas do programa federal Casa Verde e Amarela, hoje rebatizado de “Minha Casa, Minha Vida”, caiu 6,4% no período, pouco mais de 105 mil imóveis.
Apesar da queda nesta faixa, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, ressalta a importância do programa Minha Casa, Minha Vida e destaca um cenário positivo. “Esse é um programa que beneficia milhares de pessoas e teve que se readequar à pressão de custo alto e perda de poder aquisitivo das pessoas que compraram. O programa é positivo para o Brasil porque reduz o déficit habitacional e gera emprego e renda”, explica.
Ao todo, 129.432 unidades foram lançadas no ano de 2022, o que representa o segundo maior volume da série histórica da entidade, iniciada em 2014, ficando atrás apenas do resultado de 2021, com 153.726 unidades.